17 de mai. de 2014

CINEFILOSOFIA: Macuinaíma



//Macunaíma 

Macunaíma é um herói preguiçoso, sem caráter e safado. Nasceu em meio à mata, já grande, e só começou a falar aos seus seis anos de idade, prova cabal de sua preguiça. Esse personagem, durante o filme, representa o brasileiro. Seus jeitos e trejeitos, suas expressões e seus diálogos cômicos, suas atitudes e confissões. Macunaíma, de negro, se transforma em branco e do sertão migra para a cidade com os irmãos, buscando um compêndio de todas as vivências e aventuras possíveis no país. Macunaíma vive várias aventuras na cidade de forma zombeteira, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Cada personagem na obra e sua relação com o protagonista se identifica a uma metáfora de alguma das estruturas sócias do Brasil. O filme, homônimo da obra textual de Mário de Andrade – Macunaíma -, resgata a obra que, por excelência, representa a construção - ou até mesmo forjação - de uma identidade cultural brasileira.

Ano de Lançamento (Brasil): 1969
Tempo de Duração: 108 minutos
Direção: Joaquim Pedro de Andrade

//Comentários

João Nilson Alencar possui mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e Doutorado em Literatura, área de concentração em Teoria Literária, pela UFSC,em parceria de Sanduíche pela Universidade Nacional de Buenos Aires (2006-2007) . Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina.

//Cine Filosofia:

O cine-filosofia, projeto mensal do centro acadêmico de filosofia, adquire neste ano caráter quinzenal e absorve a temática provocativa que iniciamos ano passado com a realização do I Encontro de Filosofia Oriental. Desta vez na forma audiovisual de guerrilha epistêmica, procuramos questionar os sentidos de uma filosofia em nosso espaço histórico-geográfico latino-americano.

info: thor.verass@gmail.com

Quando: dia 13 de Maio
Local: Mini-auditório CFH
Horário: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário