24 de abr. de 2014

CINEFILOSOFIA: Ex-isto, livre adaptação do livro Catatau de Paulo Leminski

//Cine Filosofia:
O cine-filosofia, projeto mensal do centro acadêmico de filosofia, adquire neste ano caráter quinzenal e absorve a temática provocativa que iniciamos ano passado com a realização do I Encontro de Filosofia Oriental. Desta vez na forma audiovisual de guerrilha epistêmica, procuramos questionar os sentidos de uma filosofia em nosso espaço histórico-geográfico latino-americano.
//Ex-isto:
O trocadilho era inevitável. ”Penso, logo existo” é talvez a frase mais famosa do filósofo racionalista francês René Descartes. Agora imagine se esse homem do século passado dominado pela razão desembarcasse em uma feira livre em plena Recife dos anos 2000?
É o que acontece em Ex Isto, filme do diretor Cão Guimarães (A Alma do Osso, Acidente e O Andarilho), que explora uma imaginária viagem de Descartes ao Brasil, a bordo da comitiva do holandês Maurício de Nassau.
Leminski traduz muito bem o que acontece no desenrolar do romance, cuja essência foi capturada pelo diretor: "Catatau é o fracasso da lógica cartesiana branca no calor... emblema do fracasso do projeto batavo, branco, no trópico".
//Comentários:
Alexandre Nodari é mestre (com dissertação sobre a Antropofagia) e doutor (com tese sobre o conceito de censura) em Teoria Literária pelo PPGL/UFSC. Co-ministrou, com Eduardo Viveiros de Castro, o seminário de pós-graduação Do matriarcado primitivo à sociedade contra o Estado: cartografia da hipótese antropofágica no Museu Nacional/UFRJ (2012). Colaborou em volumes coletivos (como Antropofagia hoje?, Teoria, poesia, crítica, Experiencia, cuerpo y subjetividades, e O comum e a experiência da linguagem) e publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais. Em 2011, co-ministrou algumas sessões do seminário de pós-graduação (na UBA) Sacro Poder , a cargo de Fabián Ludueña e Emanuele Coccia. É editor da Cultura e Barbárie e do panfleto político-cultural Sopro (http://www.culturaebarbarie.org/sopro), e integrante da‪#‎ATOA‬.
Quando: Terça-Feira
Horário: 19h
Local: Mini Auditório do CFH - UFSC
infos: thor.verass@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário