15 de mar. de 2014

Cine Filosofia 2014


O cine-filosofia, projeto mensal do centro acadêmico de filosofia, adquire neste ano caráter quinzenal e absorve a temática provocativa que iniciamos ano passado com a realização do I Encontro de Filosofia Oriental.  Desta vez na forma audiovisual de guerrilha epistêmica, procuramos questionar os sentidos de uma filosofia em nosso espaço histórico-geográfico latino-americano.

A programação contará com exibição de filmes, documentários e curtas que retratam filosofias e diferentes formas de pensamentos produzida nos trópicos, e que por força estética-politica, não são submetidas a uma monoracionalidade universal, mas que criaram rupturas, no sentido negativo da história, que se permitiram transvalorizar à uma expressão racional que não se fecha tautologicamente em si mesma. 

Neste ciclo, procuramos discussões especificas que dão voz às saberes sujeitados, de conhecimentos que constituem um pluriverso, onde a racionalidade tem vários modos de funcionamento e modelos operacionais distintos que são construídos em contextos culturais específicos.  Influenciados pela “virada ontológica” de “nossa” filosofia, dividimos o ciclo em dois módulos: filosofia canibal e filosofia de fronteira. Com estes debates, propomos  um exercício de reconhecimento de múltiplas perspectivas, abaixando a guarda da luneta do colonizador para termos contato filosófico através da experiência pensante prática, de encontro com o Outro, e não a repetição cansada de uma razão teórica tradicionalmente ocupada com a ontologia do sujeito. 

Para além da alteridade negada, reinvidicamos através das discussões uma filosofia original, que trate da origem, que vá além do academicismo de um pensar anestésico e esterilizado que não incomoda e nem arrisca. Afinal, Noel Rosa, Tom Zé, Chico Science, Leminski, Oswald, El sup, tem muito mais a nos dizer de nossa filosofia, que Kant, Hegel ou Platão. 

Urge ser o que somos – descobrir-se no Brasil, na América Latina.

Thor Veras. 7ª Fase
Coordenador-geral do Cine Filosofia


Nenhum comentário:

Postar um comentário