18 de out. de 2013

Busca sem fim

Busca sem fim


E quando busquei a filosofia
(ou a filosofia me buscou)
encontrei a poesia
e toda a natureza
profunda, silenciosa,
harmônica, imperiosa...
encontrei muito além
do que pudera imaginar -
vãs imagens e esperas
de uma menina a sonhar...
queria ser, viver, fazer.
queria aprender, poder, crescer...
queria mesmo sem querer
e fui sendo levada
pelos caminhos incógnitos
que existir nos traz:
fui catando pedras
colhendo flores
juntando conchas do mar na areia
fui encontrando letras,
frases, pensamentos em folhas,
fui me encontrando,
semeando, me dissolvendo
fui, ainda não entendendo
que o entender era apenas
a ínfima parte do que me espera...
Quando busquei a filosofia
não sabia que a vida vinha
que os sulcos se fariam
e as folhas cairiam...
Encontrei o para além das letras
o mar incompreensível,
o universo de plantas e formas
a infinitude das gentes...
Encontrei morada
e fui percebendo, pouco a pouco
que ela era todo o universo
e as estrelas, e a terra úmida,
e as noites, e os versos...
que era cada parte
do interminável desabrochar
da face, do feto,
do fato de cada dia.

Poema enviado por Danielle Antunes, aluna da pós-graduação em Filosofia na UFSC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário